Graduate Studies

Objetivo

• O Programa de Engenharia Mecânica - PEM-COPPE/UFRJ objetiva formar Mestres e Doutores em Engenharia Mecânica com conhecimento técnico-científico avançado, aptos a atuar em atividades de ensino e de pesquisa, e especializados na aplicação de técnicas e métodos avançados à prática da Engenharia Mecânica.

• As possibilidades de formação são muito abrangentes e diversificadas para atender demandas de um mercado de trabalho crescentemente segmentado, num ambiente tecnológico de alto nível, em constante e rápida evolução.

• Tanto as disciplinas quanto os temas das Dissertações de Mestrado e das Teses de Doutorado oferecem oportunidades de aprofundamento nos princípios e fundamentos teóricos e metodológicos e a aplicação de técnicas avançadas da Engenharia Mecânica.

• Os programas de Mestrado e de Doutorado são estruturados para serem concluídos, por estudantes com dedicação integral, em dois e quatro anos, respectivamente.

História

• Instituído em 1965, o PEM é o segundo programa de pós-graduação criado na COPPE/UFRJ, sendo um dos primeiros instituídos no país em sua área de atuação.

• O PEM-COPPE/UFRJ contribuiu para a formação dos quadros docentes e de pesquisadores que instituíram vários dos programas de pós-graduação na área de Engenharia Mecânica no Brasil.

• Desde a sua criação, o Programa oferece aos seus alunos uma formação pós-graduada de perfil marcadamente voltado para o domínio dos fundamentos de fenômenos, processos e sistemas tecnológicos no âmbito da Engenharia Mecânica. Os conteúdos programáticos das disciplinas e os temas e metodologias adotados nos trabalhos de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado refletem esta tendência.

Tendências

• Atualmente, os interesses programáticos e temáticos das atividades habilitam os mestres e doutores egressos do Programa a encaminharem-se para:

• atividades de ensino e pesquisa em instituições de ensino superior;

• setores de pesquisa de empresas de alta tecnologia - por exemplo, nas áreas de petróleo e energia;

• atuação em empresas de projeto e consultoria.

Free business joomla templates