Integração Urbana de Aeroportos a partir do Controle de Ruído

 

Palestrante: Prof. Jules Ghislain Slama

 

RESUMO:

Ao mesmo tempo em que um aeroporto traz diversas vantagens para as populações próximas, é também uma fonte extensa de ruído, responsável por efeitos adversos. O controle de ruído na vizinhança dos aeroportos é um problema multidisciplinar complexo, com diversas formas possíveis de abordagem.  Em função desta complexidade, a OACI - Organização da Aviação Civil Internacional propõe na Resolução A33/7, a chamada “Abordagem Equilibrada” para a gestão do ruído aeroportuário. São quatros aspectos considerados: Controle do ruído na fonte (aeronaves mais silenciosas), Planejamento e gestão do uso do solo (zoneamento de ruído), Adoção de procedimentos operacionais para redução de ruído (pouso, decolagem e mudança de rotas), Restrições de operações (restrições de horários de funcionamento do aeroporto). A conferência tem por objetivo apresentar algumas contribuições do Grupo de Estudos em Ruído Aeroportuário no assunto. Durante trabalhos de pesquisa desenvolvidos junto à Infraero, diversos aspectos da questão do Controle de Ruído Aeroportuário foram tratados e resultaram em dissertações, teses, trabalhos de fim de curso e publicações. Podemos citar: a introdução de novas curvas de ruído nas métricas LAeqD e LAeqN (Nivel equivalente ponderado em A, diurno ou noturno, respectivamente) utilizadas para caracterizar o ruído aeroportuário na área do entorno do aeroporto, definição da Amplitude Acústica Aeroportuária em função da  relação entre os movimentos de aeronaves diurnos e noturnos e definição de área de influencia acústica de um aeroporto. Foram também realizados estudos de compatibilidade entre o zoneamento urbano e o ruído aeroportuário. Resultados importantes relativos à questão do zoneamento de heliportos foram produzidos. Foi investigada a utilização sistemas especialistas Fuzzy para definir incomodo a partia das métricas LAeqD e LAeqN e a aplicação de transformadas wavelet para detecção de evento sonoro aeronáutico e identificação de aeronaves. A teoria dos sistemas diferencialmente planos foi utilizada para gerar as entradas de guiagem de uma aeronave a partir de uma saída plana relativa a um procedimento operacional com redução de ruído.