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Projeto Pedagógico

  • O Curso de Graduação de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ:

    • oferece aos seus alunos variadas oportunidades de formação técnico-científica profissionalizante;

    • possibilita uma sólida apreensão dos fundamentos gerais da Engenharia Mecânica e sua aplicação a vários de seus domínios de especialização.

  • O Projeto Pedagógico do Curso é um documento público e está disponível para consulta.

Objetivo

  • O objetivo geral do Curso é propiciar aos estudantes:

    • o desenvolvimento de suas aptidões profissionais e técnico-científicas;

    • a aquisição de conhecimentos especializados aplicáveis a problemas de engenharia;

    • o domínio de métodos e técnicas de análise, projeto e construção de sistemas mecânicos complexos.

  • O Curso é estruturado para ser concluído em dez períodos semestrais por estudantes com dedicação integral.

Atividades

  • Além das aulas, exames e demais atividades escolares, os alunos são estimulados a dedicarem-se às atividades correntes nos laboratórios. Nestes, são realizados estudos e projetos diversos tais como: preparação de experiências didáticas e ilustrativas, atividades de prestação de serviços, atividades de pesquisa etc...

  • Frequentemente, as atividades de pesquisa envolvem estudantes do Curso de Graduação em colaboração com alunos de Cursos de Pós-graduação, sob orientação e acompanhamento docente.

  • Nos períodos finais do Curso, os alunos devem engajar-se num Estágio Curricular, normalmente realizado num ambiente - empresa, indústria, laboratório etc... - em que devem defrontar-se com as condições reais da atuação profissional do engenheiro mecânico.

  • A última etapa do Curso é o Projeto Final, cujo tema é definido conjuntamente pelo aluno e seu professor-orientador.

  • A elaboração do Projeto Final objetiva exercitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, de métodos e técnicas de projeto de sistemas e equipamentos mecânicos, em situações que simulam condições reais da atuação profissional do engenheiro mecânico.

Destino dos Egressos

  • Os concluintes do Curso de Engenharia Mecânica da UFRJ facilmente encontram posições interessantes no mercado de trabalho, sendo elevado o índice de aprovação dos egressos nos processos seletivos de diversos tipos.

  • Frequentemente, antes do final do Curso, vários concluintes já têm comprometimentos profissionais com empresas, indústrias ou outras instituições.

  • Os egressos que escolhem encaminhar-se para estudos de pós-graduação geralmente são aceitos sem dificuldade nos programas de mestrado ou de doutorado das universidades para as quais se candidatam.

Avaliação

  • O Curso de Graduação de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ obteve conceito máximo, 5, no último processo de avaliação realizado, em 2011, pelo Ministério da Educação.

Comissão da Graduação

  • A Comissão da Graduação é responsável por encaminhar assuntos relacionados ao curso de Engenharia Mecânica. Atualmente a Comissão da Graduação é formada pelos seguintes docentes:

Prof. Flávio de Marco Filho,

Prof. Gustavo César Rachid Bodstein,

Prof. José Stockler Canabrava Filho, e

Prof. Thiago Gamboa Ritto

Esses mesmos docentes integram o "Núcleo Estruturante", a "Comissão de Projeto Final", a "Comissão de Estágio Curricular", o "Conselho de Curso", e a "Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico COAA" do curso de Engenharia Mecânica.

Objetivo

  • O Programa de Engenharia Mecânica - PEM-COPPE/UFRJ objetiva formar Mestres e Doutores em Engenharia Mecânica com conhecimento técnico-científico avançado, aptos a atuar em atividades de ensino e de pesquisa, e especializados na aplicação de técnicas e métodos avançados à prática da Engenharia Mecânica.

  • As possibilidades de formação são muito abrangentes e diversificadas para atender demandas de um mercado de trabalho crescentemente segmentado, num ambiente tecnológico de alto nível, em constante e rápida evolução.

  • Tanto as disciplinas quanto os temas das Dissertações de Mestrado e das Teses de Doutorado oferecem oportunidades de aprofundamento nos princípios e fundamentos teóricos e metodológicos e a aplicação de técnicas avançadas da Engenharia Mecânica.

  • Os programas de Mestrado e de Doutorado são estruturados para serem concluídos, por estudantes com dedicação integral, em dois e quatro anos, respectivamente.

História

  • Instituído em 1965, o PEM é o segundo programa de pós-graduação criado na COPPE/UFRJ, sendo um dos primeiros instituídos no país em sua área de atuação.

  • O PEM-COPPE/UFRJ contribuiu para a formação dos quadros docentes e de pesquisadores que instituíram vários dos programas de pós-graduação na área de Engenharia Mecânica no Brasil.

  • Desde a sua criação, o Programa oferece aos seus alunos uma formação pós-graduada de perfil marcadamente voltado para o domínio dos fundamentos de fenômenos, processos e sistemas tecnológicos no âmbito da Engenharia Mecânica. Os conteúdos programáticos das disciplinas e os temas e metodologias adotados nos trabalhos de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado refletem esta tendência.

Tendências

  • Atualmente, os interesses programáticos e temáticos das atividades habilitam os mestres e doutores egressos do Programa a encaminharem-se para:

    • atividades de ensino e pesquisa em instituições de ensino superior;

    • setores de pesquisa de empresas de alta tecnologia - por exemplo, nas áreas de petróleo e energia;

    • atuação em empresas de projeto e consultoria.

Avaliação

  • A partir de 2001, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ obteve sempre o maior conceito atribuído na Avaliação CAPES dos Programas de Pós-graduação do Ministério da Educação. Na escala de 1 a 7, os seguintes conceitos foram obtidos pelo PEM-COPPE/UFRJ nos processos de avaliação:

    • avaliação 2017, quadriênio 2013-2016:   conceito 7
    • avaliação 2013, triênio        2010-2012:   conceito 7
    • avaliação 2010, triênio        2007-2009:   conceito 7
    • avaliação 2007, triênio        2004-2006:   conceito 7
    • avaliação 2004, triênio        2001-2003:   conceito 6
    • avaliação 2001, triênio        1998-2000:   conceito 6

 

Áreas de Concentração

  • As Áreas de Concentração definem domínios amplos do conhecimento aos quais se referem as atividades regulares de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços realizadas, de forma integrada, no Programa e no Departamento de Engenharia Mecânica.

Linhas de Pesquisa

  • As Linhas de Pesquisa definem os domínios temáticos em que há decisão e disposição institucional para a realização de atividades de pesquisa técnico-científica e de desenvolvimento tecnológico.

  • Cada Linha de Pesquisa pode ser associada a uma das Áreas de Concentração de atuação integrada do DEM e do PEM.

Projetos

  • Os Projetos são definidos e coordenados por membros do corpo docente.

  • Cada Projeto pode ser associado a uma das Linhas de Pesquisa.

  • Equipe do Projeto é constituída especificamente para a sua realização.

  • Grande diversidade de Linhas de Pesquisa e Projetos disponíveis para atuação dos alunos da Engenharia Mecânica.

  • Projetos de Pesquisa: versam sobre temas de cunho mais fundamental.

  • Projetos de Desenvolvimento: versam sobre temas voltados à aplicação tecnológica.

  • Geralmente, o financiamento dos Projetos é feito pelas agências públicas de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.

  • Frequentemente, Projetos são realizados em parceria com empresas, instituições públicas e entidades não acadêmicas, sendo por estas financiados.

Produção Intelectual

  • Produção Intelectual refere-se a todas as formas de registro e divulgação dos resultados das atividades de Pesquisa.

  • Na Engenharia Mecânica, a Produção Intelectual compreeende a Produção Bibliográfica, a Produção Técnica e, eventualmante, a Produção Artística.

  • A Produção Bibliográfica compreende todas as modalidades de publicações.

  • A Produção Técnica compreende os relatórios de atividades; a organização de eventos técnico-científicos; o desenvolvimento de métodos, técnicas e processos; o registro de patentes; e outras atividades relacionadas ao ou que resultem do desenvolvimento dos Projetos.

Ética em Pesquisa

  • Discussões na UFRJ em torno da questão da ética em pesquisa, que envolve temas como integridade em pesquisa, participação de seres humanos ou animais em pesquisa, patrimônio genético, biossegurança e relação universidade e empresa, são da competência da Câmara Técnica em Ética em Pesquisa (CTEP/UFRJ).

  • Ver: memorando da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e Material Informativo.

Notícias (feeds)

  • Esta é uma forma concisa e direta de acesso rápido às notícias e comunicações das agências públicas de fomento à pós-graduação e à pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico que mais significativamente apoiam e financiam as atividades de pesquisa na Engenharia Mecânica.

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