O Centro de Mecânica Não-Linear está inserido na Engenharia Mecânica da COPPE-Poli da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo liderado pelo Prof. Marcelo Savi. Dentre as suas metas principais incluem-se o desenvolvimento de pesquisas, projetos e consultorias para o meio acadêmico e setor produtivo, com um compromisso essencial com a excelência e o comportamento ético. O MECANON possui toda a infraestrutura para desenvolver pesquisas em mecânica não-linear e, dentre as aplicações vislumbradas estão:materiais e estruturas inteligentes; dinâmica não-linear, caos e controle; biomecânica e ecologia.  


A origem do estudo do caos é creditada a Henry Poincaré (1854-1912) que se propôs a estudar a estabilidade do universo a partir da dinâmica de um sistema de três corpos. O moderno estudo do caos tem sua origem nos trabalhos de Edward Lorenz (1917-2008) estudando problemas atmosféricos. Desse trabalho vem a ideia do Efeito Borboleta.

Os materiais inteligentes possuem propriedades adaptativas decorrentes do acoplamento entre diferentes campos físicos. De uma maneira geral, pode-se imaginar acoplamentos entre campos elétrico, magnético, mecânico, dentre outros.

A biomecânica estabelece uma conexão entre biologia e mecânica. Ecologia estuda o meio ambiente e suas relações. A dinâmica de sistemas biomecânicos e ecológicos permite a análise de uma série de situações como ritmos cardíacos e o aquecimento global.