A equipe MinervaBots, da Escola Politécnica da UFRJ, coordenada pelo professor Vitor Romano, foi destaque na RoboChallenge 2025, um dos maiores torneios de robótica do Brasil, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP). Representando a universidade com 11 robôs distribuídos em quatro categorias, a equipe conquistou dois troféus de 2º lugar, nas modalidades Mini Sumo e Combate. O evento reuniu mais de 600 participantes e cerca de 400 robôs de instituições de todo o país.
Os robôs Zé Pequeno, da categoria Mini Sumo, e B1, da categoria Combate, foram os responsáveis pelas conquistas, demonstrando o alto nível técnico e o espírito inovador da equipe. O Zé Pequeno, inclusive, já havia se destacado internacionalmente ao conquistar o título de campeão mundial no Torneio de Sumô Robô do Japão, em dezembro do ano passado.
Para o professor Vitor Romano, o resultado reflete o comprometimento dos estudantes e o papel da universidade no incentivo à inovação. Segundo Ryan Sales, co-capitão da equipe, o desempenho na competição reforça a tradição da MinervaBots em desenvolver robôs de alto desempenho. “Hoje somos uma das maiores equipes de robótica competitiva do Brasil e temos o compromisso de representar a universidade com orgulho, além de mostrar, na prática, as habilidades que desenvolvemos e que são essenciais para o mercado de Engenharia”, afirmou.
Micaela Luz, também co-capitã, ressaltou a trajetória e o comprometimento do grupo. “São mais de 10 anos de história e mais de 200 pessoas envolvidas nesse projeto que hoje representa, com orgulho, a UFRJ e o Brasil em diversas competições. Sempre reforçamos que o troféu é consequência da nossa dedicação e do aprendizado que tivemos ao longo do processo”, concluiu.
Fonte: Escola Politécnica