Accessibility Tools

4920462599000163867A equipe MinervaBots, da Escola Politécnica da UFRJ, coordenada pelo professor Vitor Romano, foi destaque na RoboChallenge 2025, um dos maiores torneios de robótica do Brasil, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP). Representando a universidade com 11 robôs distribuídos em quatro categorias, a equipe conquistou dois troféus de 2º lugar, nas modalidades Mini Sumo e Combate. O evento reuniu mais de 600 participantes e cerca de 400 robôs de instituições de todo o país.

Os robôs Zé Pequeno, da categoria Mini Sumo, e B1, da categoria Combate, foram os responsáveis pelas conquistas, demonstrando o alto nível técnico e o espírito inovador da equipe. O Zé Pequeno, inclusive, já havia se destacado internacionalmente ao conquistar o título de campeão mundial no Torneio de Sumô Robô do Japão, em dezembro do ano passado.

Para o professor Vitor Romano, o resultado reflete o comprometimento dos estudantes e o papel da universidade no incentivo à inovação. Segundo Ryan Sales, co-capitão da equipe, o desempenho na competição reforça a tradição da MinervaBots em desenvolver robôs de alto desempenho. “Hoje somos uma das maiores equipes de robótica competitiva do Brasil e temos o compromisso de representar a universidade com orgulho, além de mostrar, na prática, as habilidades que desenvolvemos e que são essenciais para o mercado de Engenharia”, afirmou.

Micaela Luz, também co-capitã, ressaltou a trajetória e o comprometimento do grupo. “São mais de 10 anos de história e mais de 200 pessoas envolvidas nesse projeto que hoje representa, com orgulho, a UFRJ e o Brasil em diversas competições. Sempre reforçamos que o troféu é consequência da nossa dedicação e do aprendizado que tivemos ao longo do processo”, concluiu.

Fonte: Escola Politécnica

Desenvolvido por: Desenvolvido por Unicast Digital
Topo